Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O uso dos jornais religiosos como fonte para a história da educação

2017; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22483/2177-5796.2017v19n1p69-85

ISSN

2177-5796

Autores

Adriana Duarte Leon,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar algumas possibilidades de contribuição da imprensa religiosa como fonte para os estudos na área de história da educação. A fim de desenvolver tal argumento, analisaremos três jornais católicos que circularam no Rio Grande do Sul, no início do século XX: o jornal “EstrelladoSul”, produzido pela arquidiocese de Porto Alegre; o jornal “StaffettaRio-grandense”, produzido pela ordem dos Capuchinhos, em Caxias do Sul e o jornal “APalavra”, produzido pela diocese de Pelotas. No que tange à educação, as construções discursivas são muito diretas e disputam uma concepção de educação católica para a escola pública.

Referência(s)