Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Limites e possibilidades da educação formal: um debate entre Paulo Freire e Ivan Illich

2014; Volume: 6; Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-7547.hd.2014.106268

ISSN

1982-7547

Autores

Roberta Baessa Estimado, João Luís Lemos de Paula Santos,

Tópico(s)

Diverse Education Studies and Reforms

Resumo

Neste artigo, discutiremos a dimensão institucional da crise da educação a partir de dois autores: Ivan Illich e Paulo Freire. Tendo como base o registro de um debate realizado entre eles e algumas de suas principais publicações das décadas de 1960 e 1970, analisaremos suas formulações e críticas acerca do modelo escolar e da institucionalização educacional. Depois dessa primeira aproximação, buscaremos possíveis relações de convergência e divergência entre Illich e Freire. Por fim, inserindo-os no quadro mais geral de debates sobre a crise da educação – desde o século XX até mais recentemente –, refletiremos sobre a atualidade das contribuições desses dois pensadores e os limites e as possibilidades da educação formal.

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