Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1806-9584.2017v25n2p829

ISSN

1806-9584

Autores

Gabriela Reznik, Luisa Massarani, Marina Ramalho, Maria Ataide. Malcher, Luís Amorim, Yurij Castelfranchi,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Resumo: As representações midiáticas exercem importante influência na percepção de meninas sobre o universo científico. Neste trabalho, buscamos compreender de que forma mulheres adolescentes enxergam a ciência, as cientistas e os cientistas, a partir de discussões conduzidas por meio da técnica de grupos focais, estimuladas pela assistência de matérias dos programas Jornal Nacional e Fantástico, da Rede Globo. Realizamos quatro grupos focais com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas no Rio de Janeiro. Entre as percepções que emergiram nas discussões com as estudantes sobre a atividade científica, destacamos: a vinculação da ciência a conteúdos da disciplina de ciências, oferecida no Ensino Fundamental, e de biologia; a associação da ciência à experimentação e à descoberta; e a visão de ciência como acúmulo de conhecimento que tende a um crescimento linear. Não identificamos diferenças marcantes nas percepções das adolescentes de distintas classes sociais. Por utilizar uma abordagem qualitativa - pouco explorada em estudos sobre percepção pública da C&T -, este estudo pode contribuir para um entendimento mais aprofundado sobre a percepção de adolescentes sobre a atividade científica.

Referência(s)