Política de Ciência e Tecnologia e Pesquisa em Educação
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14244/198271992084
ISSN1982-7199
Autores Tópico(s)Science and Science Education
ResumoThe article discusses the relationships between academic research and government policies. Social and political scenarios are remembered in their influence on the policies in science and technology in Brazil. The decades of 1970 and 1980 are the object in this text who point out changings in the characteristics of the governmental documents and into the definitions of different supports to research and researchers. Official documents are analyzed and else researches on quality about the scientific production in the field of education in the considered period. Point out the strong changes in intentions, perspectives and programs in the passage into the two considered decades. Question if is not necessary today to remember some ideas formulated in that time. Keywords : Educational Research; Scientific Policies; Master; PhD; Scientific Production. Este artigo reflete sobre as relacoes entre a pesquisa e a formacao de pesquisadores, desenvolvidas nas praticas academicas, e, a politica cientifica de governos. Toma como referencia questoes das politicas e da producao cientifica na area de Educacao nas decadas de mil novecentos e setenta e oitenta no Brasil, momento em que as bases para o desenvolvimento das pos-graduacoes stricto sensu no pais sao consolidadas. Utiliza documentos oficiais e publicacoes de pesquisadores da educacao buscando a compreensao quanto a fatores intervenientes nessa relacao e suas oscilacoes. Destaca a forte mudanca que se processa nas perspectivas da area e nos documentos oficiais no periodo de construcao da redemocratizacao do pais na decada de oitenta e seus impactos, sem descartar os problemas evidenciados na producao cientifica na area educacional. Palavras-chave : Pesquisa em Educacao; Politica Cientifica; Pos-Graduacao; Producao Cientifica. References ALVES-MAZOTTI, A. J. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educacao. Cadernos de Pesquisa , Sao Paulo, n.113, p. 39-50, 2001. ANDRE, M. E. D. A. Pesquisa em educacao: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa , Sao Paulo, n.113, p. 51-64, 2001. ANDRE, M. E. D. A. A jovem pesquisa educacional brasileira. Curitiba: Dialogo Educacional , Curitiba, v.6, n. 19, p. 11-24, 2006. ANDRE, M. E. D. A. Questoes sobre os fins e sobre os metodos de pesquisa em educacao. Revista Eletronica de Educacao : REVEDUC , Sao Carlos, v. 1, n. 1, p. 119-131, 2010. BIANCHETTI, L. Dilemas da pos-graduacao : gestao e avaliacao. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. 272 p. BIANCHETTI, L .; VALLE, I. R.; PEREIRA, G. R. M. O fim dos intelectuais academicos? Inducoes da CAPES e desafios as associacoes cientificas. Campinas, SP: Autores Associados, 2015. 144 p. BRANDAO, Z. A. A pesquisa em educacao e o impacto do crescimento da pos-graduacao no Brasil. Em Aberto , Brasilia, ano 5, n.31, p. 25-30, ago./set. 1986. BRASIL. Ministerio do Planejamento. Ciencia e tecnologia na educacao : desempenho do setor no periodo 1975-1979, Brasilia, DF: SEPLAN/CNPq, 1981. BRASIL. Acao programada em ciencia e tecnologia : educacao. Brasilia, DF: SEPLAN/CNPq, 1982. BRASIL. Avaliacao e perspectivas . Brasilia, DF: SEPLAN/CNPq, 1983. 8 volumes. BRASIL. Presidencia da Republica. I PBDCT - Plano Basico de Desenvolvimento em Ciencia e Tecnologia (1973-74). Brasilia, DF: SEPLAN/CNPq, 1973. BRASIL. II PBDCT – Plano Basico de Desenvolvimento em Ciencia e Tecnologia (1975-79). Brasilia, DF: SEPLAN/CNPq, 1975. BRASIL. III PBDCT : III Plano Basico de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico – 1980/1985. Brasilia, DF: SEPLAN/CNPq, 1980. CUNHA, L. A. Os (des)caminhos da pesquisa na pos-graduacao em educacao. In: SEMINARIO SOBRE A PRODUCAO CIENTIFICA NOS PROGRAMAS DE POS-GRADUACAO EM EDUCACAO, 1., 1979, Brasilia. Anais ... Brasilia: MEC/CAPES, 1979. p. 3-15. FAVERO, O. A producao e a disseminacao do conhecimento na area da educacao. Boletim ANPED . Rio de Janeiro, n. 1, p. 44-50, jan./mar. 1987. GATTI, B. A. Educacao . In: BRASIL. Ministerio do Planejamento. Avaliacao e perspectivas . Brasilia: SEPLAN/CNPq, 1983(a). v. 8, p. 221-254. GATTI, B. A. Pos-graduacao e pesquisa em educacao no Brasil, 1978-1981, Cadernos de Pesquisa , Sao Paulo, n. 44, p. 3-17, 1983(b). GATTI, B. A. Formar professores ou pesquisadores no mestrado em educacao ? Boletim ANPED , Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, jan./mar. 1987. GATTI, B. A. A politica de pos-graduacao e pesquisa: a questao de avaliacao dos programas de pos-graduacao em educacao no pais. Cadernos ANPEd , Rio de Janeiro, v. 3, p. 6-15, 1991. GATTI, B. A. Algumas consideracoes sobre procedimentos metodologicos nas pesquisas educacionais. Eccos : Revista Cientifica, Sao Paulo, v. 1, n. 1, p. 63-79, 1999. GATTI, B. A. Formacao de grupos e redes de intercâmbio em pesquisa educacional: dialogia e qualidade. Revista Brasileira de Educacao , Rio de Janeiro, v. 30, p. 124-138, 2005. GRZYBOWSKI, C. Formar pesquisadores pesquisando: alguns desafios para a Pos-Graduacao em Educacao. Boletim ANPEd , Rio de Janeiro, n. 1, p. 34-38, 1987. KUHN, T.S. A estrutura das revolucoes cientificas . 5. Ed. Sao Paulo: Perspectiva, 1997. SAVIANI, D. Educacao, ciencia e tecnologia . Brasilia, DF: CNPq, 1978. Mimeografado. SAVIANI, D. Programa Integrado de Educacao : CNPq/CAPES/FINEP, 1983. Mimeografado. WARDE, M. J. O papel da pesquisa na pos-graduacao em educacao. Cadernos de Pesquisa , Sao Paulo, n. 73, p. 67-75, 1990.
Referência(s)