Trajetória da pós-graduação stricto sensu na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo após 25 anos de produção acadêmica
2003; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2179-3255
Autores Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoDiscute-se o conceito de universidade como paradigma institucional para o desenvolvimento da pesquisa cientifica, onde se concentra o desenvolvimento de acoes da posgraduacao para a geracao do conhecimento cientifico-academico. Neste contexto e que se apresentam os desafios da pos-graduacao para a sua principal missao de capacitacao do docente-pesquisador, figura central na producao do conhecimento cientifico e na lideranca academica para o ensino. A elaboracao do projeto de pesquisa e apresentada numa perspectiva tecnica, levando-se em conta as exigencias academicas postas pela area do conhecimento. Apos 25 anos de pos-graduacao stricto sensu , rediscutem-se os objetivos, a estrutura academica e as caracteristicas do regime didatico do programa com a preocupacao de suportar as novas orientacoes paradigmaticas com a entrada do novo milenio. Observase ainda como se deu a distribuicao das 221 dissertacoes de mestrado e 20 teses de doutoramento nesse periodo proximo passado, e por meio dessa analise sao oferecidos subsidios que permitem conhecer a evolucao referente ao ensino e a producao do conhecimento cientifico na Escola de Educacao Fisica e Esporte da Universidade de Sao Paulo.
Referência(s)