Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.25053/edufor.v1i2.1618

ISSN

2448-3583

Autores

Luiz Daniel Rodrigues Dinarte, Sandra Mara Corazza,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O artigo propõe a invenção de um problema envolvendo o Espaço Poético, a partir da obra A Poética do Espaço, de Gaston Bachelard, e a didática. Entendendo o Espaço a partir da inflexão atribuída por Corazza (2015b, 2015a), desde o bloco de pensamento EIS AICE (Espaços, Imagens, Signos e Autor, Infantil, Currículo, Educador), e a didática como didática da diferença, a discussão gira em torno da imagem da casa, nos termos da filosofia bachelardiana, como força de criação. Se se entende uma didática da diferença em consonância com uma didática tradutória, mesmo o território conceitual-filosófico pode e deve ser dado à tradução. Por isso, o Espaço é definido como espaço de possibilidades tradutórias e de emergência de linguagens.

Referência(s)