Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O USO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA AVALIAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS EM UM CONTEÚDO DE FÍSICA

2017; UNIVERSIDADE DO VALE DA PARAÍBA; Volume: 22; Issue: 40 Linguagem: Português

10.18066/revistaunivap.v22i40.1596

ISSN

2237-1753

Autores

Leonardo Santos Cunha, Maria Bethânia Fochi Dos Santos,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este trabalho traz uma proposta de avaliação pedagógica que utiliza os dados de uma atividade experimental para mapear as dificuldades dos alunos em um conteúdo específico para assim orientar a próxima prática pedagógica. Com um caráter verificativo, a atividade foi elaborada utilizando um experimento de movimento retilíneo uniforme, o qual, através de um roteiro orientado, gerou os dados necessários para ser feita uma análise técnica desses dados e retirar as informações importantes. Enfim, o resultado do trabalho mostra as latentes dificuldades dos alunos com o emprego de unidades e o entendimento de conceitos físicos básicos, o que aponta para a necessidade de se elaborarem atividades que venham sanar tais dificuldades

Referência(s)