Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A disciplina Mediação da Informação nos currículos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia no Brasil

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n1.34321

ISSN

1981-0695

Autores

João Arlindo dos Santos Neto, Oswaldo Francisco de Almeida Júnior,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Discute a formação do profissional da informação no Brasil, direcionada para os aspectos que envolvem a mediação da informação. Apresenta uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e método documental. Identifica os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia em exercício no Brasil e quais são os cursos que possuem em suas matrizes curriculares uma disciplina que aborde a mediação da informação. Como resultados, lista as escolas formadoras de profissionais da informação contabilizando 77 cursos de graduação em 48 escolas e a presença de 12 disciplinas que abordam a temática mediação da informação, ofertadas por oito escolas de diferentes regiões do País. Conclui que a presença de disciplinas que abordem a temática de mediação da informação no Brasil é baixa e que se deve considerar como necessária a inclusão dessa discussão em mais escolas.Palavras-Chave: Mediação da Informação - Disciplina. Formação do Profissional da Informação. Cursos de Arquivologia. Cursos de Biblioteconomia. Cursos de Ciência da Informação. Cursos de Gestão da Informação. Cursos de Museologia.Link: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/36/pdf

Referência(s)