Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pontos de escuta infantis: diegeses implicadas pelo som

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 1; Issue: 24 Linguagem: Português

10.22409/c-legenda.v1i24.26208

ISSN

1519-0617

Autores

Mirian Ou,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

A fronteira entre o diegético e o não-diegético tem sido tema de discussão frequente nos estudos sobre música no cinema. Alguns pesquisadores têm apontado para a necessidade de esclarecer o conceito de diegese e de observar como a música ajuda a construí-la, para além da simples distinção dentro/fora da diegese. Este trabalho pretende fazer um breve levantamento de posições tomadas por alguns pesquisadores sobre o assunto, concentrando-se depois no modo como a música e os ruídos, como ferramentas narrativas, conformam uma narração dirigida à infância e, assim, uma diegese construída para a infância. Em particular, será focado o papel da trilha sonora metadiegética e da canção, elegendo como objeto de análise Menino Maluquinho – o filme (Helvécio Ratton, 1995).

Referência(s)