Xadrez escolar: potencializando conhecimentos e integrando a comunidade
2017; Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Português
10.18265/2318-23692017v5n9p57-66
ISSN2525-5355
AutoresAmílcar Célio França Pessoa, John Paul Caldas Albuquerque,
Tópico(s)Science and Education Research
Resumo<p>O projeto em questão teve como objetivo promover a prática do Xadrez na Escola Municipal Carlos Alberto Medeiros Duarte Sobreira, em Princesa Isabel-PB, proporcionando aos alunos do Ensino Fundamental maior desenvolvimento em certas áreas do conhecimento, como a Matemática e o Raciocínio Lógico, além de integrar a comunidade princesense com o Campus do IFPB através de eventos (torneio de xadrez, jornada de educação, ciência e tecnologia). A duração do projeto foi de sete meses, onde os alunos tiveram, semanalmente, aulas de xadrez em um ambiente previamente preparado com tabuleiros, peças e mural magnético, na escola que frequentam. A cada semana, os alunos receberam material didático referente à aula dada, com atividades que estimulavam o raciocínio lógico, a paciência, a disciplina, a previsão de resultados e o cálculo matemático. Durante as aulas, também foram trabalhados valores como a ética e o respeito ao próximo. </p>
Referência(s)