O uso das imagens de M. C. Escher para introduzir o conhecimento sociológico
2017; Issue: 10 Linguagem: Português
10.33025/rps.v0i10.1398
ISSN1983-0076
AutoresAna Lúcia Lennert, Letícia Bezerra de Lima,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoO presente artigo e resultado da Oficina realizada no 2o Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, no Rio de Janeiro, em 2010, na qual propos apresentar, aos professores de Sociologia e licenciandos do curso de Ciencias Sociais, a possibilidade de se trabalhar com os alunos do Ensino Medio os principios de desnaturalizacao e estranhamento, utilizando as obras do artista grafico holandes M. C. Escher, Relativity (1958) e Belvedere (1958). Os referenciais teoricos utilizados na Oficina foram: Peter Berger (1994), C. Whright Mills (1982) e Michael Lowy (2009), alem das Orientacoes Curriculares Nacionais para o Ensino Medio de Sociologia (OCNs de Sociologia, 2006). Sao apresentados os resultados obtidos com a Oficina, realizada entre 2011 e 2012, com turmas da 1a serie do Ensino Medio de dois colegios do Rio de Janeiro, o Centro Federal de Educacao Tecnologica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/Unidade Maracana) e o Colegio Estadual de Mage. Palavras-chave : Estranhamento e Desnaturalizacao ; M.C. Escher ; Ensino Medio ; Sociologia .
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