MAPEAMENTO DO CONHECIMENTO EMPRESARIAL: UM ESTUDO NA ÁREA DE ENGENHARIA DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO
2016; UNIVERSIDADE FUMEC; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2358-5501
Autores Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoCom o desenvolvimento tecnologico e a globalizacao todos os setores da economia sao afetados. No setor automobilistico nao e diferente, principalmente nas areas de engenharia, sendo necessario buscar diferenciais em seus produtos, diferenciais estes alcancados atraves de processos bem estruturados e do conhecimento. Conhecendo este panorama, este trabalho teve como objetivo propor um metodo para mapeamento de conhecimentos em processos de engenharia que atendesse as particularidades do setor de engenharia. Para tal foi necessario o desenvolvimento de uma revisao aprofundada na literatura, buscando-se modelos de mapeamento de conhecimento, a fim de encontrar os elementos essenciais que viessem a viabilizar e embasar o modelo proposto. A partir desta analise aprofundada foi possivel compreender que os modelos desenvolvidos ate os dias de hoje atendem apenas em partes as particularidades do setor de engenharia automobilistica, justificando assim a proposta de um novo modelo, contendo elementos da literatura e aplicando novos conceitos de modo a gerar relevância ao estudo. No modelo proposto utilizou-se uma metodologia separada em tres modulos: preparatorio, executavel e analitico. O modulo preparatorio diz respeito a todos os elementos necessarios em antecipacao a coleta de dados, entre eles definicao de como todo o fluxo de trabalho deveria ocorrer, detalhamento e distribuicao da amostra entre outros. No modulo executavel e trabalhada a coleta de dados, ou seja, a aplicacao da metodologia junto a amostra. Ja no modulo analitico ficou designada toda a parte de analise dos dados e geracao dos graficos a partir dos dados obtidos no modulo executavel. Apos o desenvolvimento e aplicacao da metodologia proposta, foi possivel mapear os conhecimentos necessarios para o desenvolvimento das atividades dos membros da amostra, podendo-se identificar lacunas de conhecimentos que serao corrigidas atraves de treinamentos, realocacao de recursos internamente e atracao de talentos externos com os conhecimentos necessarios para melhor desenvolvimento da atividade fim da organizacao. Considerou-se a metodologia robusta e reaplicavel em qualquer setor de engenharia atendendo o objetivo deste trabalho.
Referência(s)