
Diferenças considerando ano escolar no Ensino Fundamental: um estudo com estilos intelectuais
2016; Universidade do Vale do Sapucaí- Univás; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português
10.24280/ape.v1i3.143
ISSN2448-2803
AutoresKatya Luciane de Oliveira, Amanda Lays Monteiro Inácio, Hellen Lima Buriolla,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoBaseado na Teoria do Autogoverno Mental, os estilos intelectuais/pensamento podem ser caracterizados como a maneira preferencial utilizada por cada indivíduo para obter conhecimentos e utilizar suas capacidades intelectuais disponíveis. Foi objetivo do presente estudo exploratório analisar diferenças considerando ano escolar do Ensino Fundamental em relação aos estilos intelectuais. Foi utilizada a Thinking Styles Inventory em 370 estudantes de escolas públicas do Ensino Fundamental. A escala apresenta questões no formato Likert no qual o aluno assinala a resposta mais adequada. Os dados foram organizados em planilha e submetidos às estatísticas descritiva e inferencial. Os resultados revelaram diferença significativa na pontuação das escalas entre os estudantes dos anos analisados. Os dados foram discutidos em termos das implicações psicoeducacionais pertinentes, evocando a necessidade de maiores estudos acerca dos estilos intelectuais.Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino Fundamental. Estilos Intelectuais.
Referência(s)