
Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental
2017; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 39; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/1806-9126-rbef-2016-0274
ISSN1806-9126
AutoresMaria Cristina do Amaral Moreira, Marcus Vinícius Pereira, Isabel Martins,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoNeste artigo analisamos um texto sobre educação para o trânsito de um livro didático de ciências do ensino fundamental autorado por pesquisadores e aprovado pelo PNLD, na sua relação com os aportes teóricos da Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com base na análise crítica do discurso. Os resultados apontaram estratégias discursivas que recontextualizam, sobretudo, o conceito de velocidade com questões socioambientais das grandes cidades implicando os estudantes pela reflexão dos riscos (nível individual e coletivo) exposição de posicionamentos e problematização de ações cotidianas envolvendo deslocamento de pessoas e veículos (segurança no trânsito, tecnologia dos automóveis, acidentes).
Referência(s)