Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Semeando construção de conhecimentos

2016; Issue: 6 Linguagem: Português

10.20396/sinteses.v0i6.8346

ISSN

2525-5398

Autores

Marcela Aparecida da Silva Stamponi,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A partir da degustação de goiabas do parque do Ceci, (Centro de Convivência Infantil ), as crianças se interessaram pelas sementes que foram exploradas em diferentes momentos com frutas variadas aguçando e conhecendo sabores, texturas, cores, técnicas de plantio, aromas, formas e pesos. Este projeto está sendo realizado no ano de 2016, com uma turma de onze crianças de 2 a 3 anos, no convivência II do CECI. A partir da degustação de goiaba do parque da instituição, percebeu-se interesse pelo tema. Será que as outras frutas tem sementes? Foi solicitado às famílias diversas frutas como, por exemplo, o limão thaity e galego, o abacate e a laranja. Durante as refeições foram apreciados pera, melão, laranja, melancia, caqui, maracujá, mamão e mexerica ponkan. As sementes foram separadas pelas crianças e com auxilio dos adultos, exploradas de diferentes maneiras: no plantio, culinária, arte, painel e coleções. Neste processo, aprendemos que compartilhar momentos uns com os outros ultrapassa os nossos próprios limites e nos leva a melhores condições de convivência social. Destacamos a importância de experimentar diferentes frutas bem como conhecê-las em seus processos de cultivo, a partir das linguagens inerentes à infância, a arte, manipulação de objetos (frutas) e suas características. Aumentando assim, os repertórios de conhecimentos das crianças.

Referência(s)