
A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica
2017; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 21; Issue: 62 Linguagem: Português
10.1590/1807-57622016.0917
ISSN1807-5762
AutoresTiago Nicola Lavoura, Lígia Márcia Martins,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoExplicitando as intermediações entre a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural a partir dos fundamentos do materialismo histórico-dialético, o artigo pretende problematizar a dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica. Enseja-se contribuir para a superação do problema da cisão entre ontologia e epistemologia ao apontar a necessidade da sólida compreensão dos fundamentos do método de ascensão do abstrato ao concreto, ao passo que se afirma a teoria da atividade como estofo teórico imprescindível para se pensar a organização da atividade pedagógica de ensino e aprendizagem no âmbito da educação, colocando em movimento o método pedagógico necessário para a apreensão dos fenômenos como síntese de múltiplas determinações e relações numerosas.
Referência(s)