
Formação docente inicial e ensino de ortografia: Saberes necessários
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14244/198271991470
ISSN1982-7199
AutoresAna Luzia Videira Parisotto, Gladis Massini‐Cagliari,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoIt would be inconsistent to state that the initial education of teachers can encompass all the knowledge needed for their future practice because they work in contexts fraught with unpredictability. Notwithstanding, teacher education programs must provide students with the theoretical framework needed for their professional practice. As regards the teaching of Portuguese, several studies emphasize the importance of programs addressing discursive aspects of language, its variation, and its role in human interaction, among other aspects. In this sense, this study is based on the following research question: Do future teachers, 4 th -year students of a teacher education program, have the required knowledge of the spelling system to be able to explain it? This research, of a qualitative nature, aims at reflecting on initial education of teachers with regard to spelling knowledge and teaching of spelling. Data were collected by means of interviews, dictation of infrequent words, and intentional misspelling activities. The theoretical basis for data analysis and discussion follows the Representational Redescription model established by Karmiloff-Smith (1986) as well as studies carried out by Massini-Cagliari and Cagliari (2001) and Morais (2009). This article presents only the data collected through interviews. Preliminary results indicate that the education of teachers for the first years of elementary school should be reassessed in order to include content capable of promoting analysis of and reflection on the Portuguese language in its curriculum. Keywords: Teacher education. Teaching of spelling. Explanation of rules. Seria incoerente afirmar que a formacao inicial consegue contemplar uma formacao plena e definitiva, pois o professor atua num contexto carregado de imprevisibilidade. Em contrapartida, nos cursos de licenciatura e que o futuro professor deve tomar posse dos conhecimentos necessarios a fim de compor seus quadros referenciais para o desempenho da profissao docente. No que tange ao ensino da lingua portuguesa, os resultados de varias pesquisas enfatizam a importância de se considerar os aspectos discursivos da lingua, a linguagem como forma de interacao humana, a variacao linguistica, dentre outros. Nesse sentido, partimos do seguinte problema de pesquisa: sera que os futuros professores, alunos do 4o ano de um curso de Licenciatura em Pedagogia, possuem os conhecimentos necessarios sobre o sistema ortografico e sao capazes de explicita-los? Esta pesquisa e de base qualitativa e pretende refletir sobre a formacao inicial do pedagogo, no que diz respeito aos conhecimentos ortograficos e ensino de ortografia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, ditado de palavras pouco frequentes e atividades de erro intencional. Os subsidios teoricos para discussao e analise dos dados seguem o Modelo de Redescricao Representacional estabelecido por Karmiloff-Smith (1986); os estudos de Massini-Cagliari e Cagliari (2001), bem como os de Morais (2009). Neste artigo serao apresentados somente os dados relativos a entrevista. Os resultados preliminares apontam a necessidade de se repensar a formacao inicial do pedagogo, possibilitando a insercao, na Matriz Curricular, de conteudos voltados a analise e reflexao sobre a lingua portuguesa. Palavras-chave : Formacao docente. Ensino de ortografia. Explicitacao de regras. References ARAUJO, Pâmela Renata Machado. O nivel de representacao do conhecimento ortografico de professores dos anos iniciais . 2012. 99f. Dissertacao (Mestrado em Educacao) – Universidade Federal de Pelotas – Pelotas, 2012. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigacao qualitativa em educacao : uma introducao a teoria e aos metodos. Porto: Porto Editora, 1994. BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. 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Referência(s)