
A Teoria Crítica e a sociedade da cultura digital
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Inglês
10.14244/198271992183
ISSN1982-7199
AutoresAntônio Álvaro Soares Zuin, Luiz Roberto Gomes,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoThe objective of this article is to address, within the scope of its research trajectory, the insertion of the Theory and Education Research Group in the PPGE/UFSCar Research Line Education, Culture and Subjectivity. In order to do it, the article presents some considerations about the theoretical-methodological framework of the Critical Theory of Society, a brief history of the 25 years of the research group and the current emphasis, in the context of the dilemmas of the digital culture society, about the revitalization of the concepts of cultural industry, formation and semiformation, which are increasingly present in the work of its researchers. Currently, several researchers of the Group, under the guidance of Professor Antonio A. S. Zuin, are studying the way in which the concepts of formation and semiformation are reinvigorated in the society of the digital culture by means of objects, such as: cyberbullying of students against teachers, university and digital culture, education and television, education and social networks, distance education, education and information and communication technologies, public sphere and digital society, among others. The specific analyzes of the classroom, through the empirical reconstruction of the pedagogical sense of education, according to the theoretical-epistemological contribution of the Objective Hermeneutics, stand out in the current research projects led by professor Luiz Roberto Gomes and help the process of interpretation of the impact of digital culture in education. Keywords: Critical theory of society, Digital culture, Cyberbullying, Objective hermeneutics. O objetivo desse artigo e abordar, no âmbito da sua trajetoria de pesquisa, a insercao do de Pesquisa Teoria Critica e na Linha de Pesquisa Cultura e Subjetividade do PPGE/ UFSCar. Para tanto, apresenta algumas consideracoes sobre o referencial teorico-metodologico da Teoria Critica da Sociedade, um breve historico dos 25 anos do Grupo de Pesquisa e a enfase atual, no contexto dos dilemas da Sociedade da Cultura Digital, na revitalizacao dos conceitos de industria cultural, formacao e semiformacao cada vez mais presentes nos trabalhos de seus pesquisadores. Atualmente, varios pesquisadores do Grupo, sob a orientacao do professor Antonio A. S. Zuin, estao estudando o modo como os conceitos de formacao e semiformacao sao revigorados na sociedade da cultura digital por meio de objetos, tais como: cyberbullying de alunos contra professores; trotes universitarios e cultura digital; educacao e televisao, educacao e redes sociais, educacao a distância, educacao e tecnologias da informacao e comunicacao, esfera publica e sociedade digital, entre outros. As analises especificas da sala de aula, por meio da reconstrucao empirica do sentido pedagogico da Educacao, com o aporte teorico-epistemologico da Hermeneutica Objetiva, se destacam nos projetos de pesquisa atuais liderados pelo professor Luiz Roberto Gomes e auxiliam o processo de interpretacao do impacto da Cultura Digital na Educacao. Palavras-chave : Teoria critica da sociedade, Cultura digital; Cyberbullying, Hermeneutica objetiva. References ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. A industria cultural, o esclarecimento como mistificacao das massas. In: Dialetica do esclarecimento, fragmentos filosoficos. Traducao de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1986, 224 p. ADORNO, Theodor W. A industria cultural. Traducao de Amelia Cohn. In: COHN, Gabriel (Org.), Theodor W. Adorno, colecao grandes cientistas sociais . Sao Paulo: editora Atica, 1986, 208p. ADORNO, Theodor W. Teoria da semiformacao. Traducao de Newton Ramos-de-Oliveira. In: PUCCI, Bruno; ZUIN, Antonio A. S.; LASTORIA, Luiz Antonio Calmon Nabuco. (Orgs.) Teoria critica e inconformismo : novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010, 250 p. ADORNO, Theodor W. Educacao e Emancipacao . Traducao de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, 190p. Gruschka, A.; LASTORIA, L. A. C. N. Zur Lage der Bildung : Kritische Diagnosen aus Deutschland und Brasilien. Opladen, Berlin e Toronto: Buchse der Pandora Verlag, 2015, 312p. Gruschka, Andreas. Frieza Burguesa e Educacao : a frieza como mal-estar moral da cultura burguesa na educacao. Campinas: Autores Associados, 2014, 416p. Gruschka, Andreas. Unterrichten : eine padagogische Theorie auf empirischer Basis. Opladen, Berlin, Toronto: Verlag Barbara Budrich, 2013, 312p. Gruschka, Andreas. Padagogische Forschung als Erforschung der Padagogik : Eine Grundlegung. Opladen, Berlin e Toronto: Buchse der Pandora Verlag, 2011, 398p. Gruschka, Andreas. Erkenntnis in und durch Unterricht. Empirische Studien zur Bedeutung der Erkenntinis-und Wissenschaftstheorie fur die Didaktik. Wetzlar: Buchse der Pandora, 2009, 463p. HORKHEIMER, Max. Teoria Tradicional e Teoria Critica. Colecao Os Pensadores. Sao Paulo: Editora Abril, 1987, 356p. KRAIMER, K. Die Fallrekonstruktion . Sinn-Verstehen in der sozialwissenschaften Forschung. Frankfurt am Main: Suhrkamp Taschenbuch, 2000, 142p. LASTORIA, Luiz A. Nabuco; ZUIN, Antonio A. S.; GOMES, Luiz R.; GRUSCHKA, Andrea (Orgs.). Escritos de Teoria Critica e Educacao : contribuicoes do Brasil e da Alemanha. Colecao Teoria Critica 3. Sao Paulo: Nankim Editorial 2015, 296p. MARX, Karl. Para a Critica da Economia Politica . Belo Horizonte: Autentica, 2010, 440p. NOBRE, M. A Teoria Critica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004, 78p. TEORIA CRITICA E EDUCACAO, Grupo de Pesquisa. Disponivel em: www.teoriacriticaeducacao.ufscar.br TURCKE, Christoph. Sociedade excitada : filosofia da sensacao. Traducao de Antonio Zuin, Fabio Durao, Francisco Fontanella e Mario Frungillo. Campinas: Editora da Unicamp, 2010, 323p. Vilela, Rita Amelia T. Evidencias empiricas do empobrecimento da experiencia formativa na sala de aula do ensino medio. In: MORGADO, J. C.; SANTOS, L. L. de C. P; PARAISO, M. A. Estudos curriculares : um debate contemporâneo. Curitiba: CRV, 2013, 189p. Vilela, Rita Amelia T. Teoria Critica e Pesquisa Empirica: metodologia hermeneutica objetiva na investigacao da escola contemporânea. In: PUCCI, B.; ZUIN, A. A. S.; LASTORIA, L. C. N. (orgs.) Teoria Critica e Inconformismo : novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010, 249p. WERNET, A. Hermeneutik-Kasuistik-Fallverstehen. Stuttgart: Kolhammer Verlag, 2006, 226p. WIGGERSHAUS, R. A Escola de Frankfurt : Historia, desenvolvimento teorico, significacao politica. Sao Paulo: Difel, 2002, 423p. ZUIN, Antonio. Cyberbullying de alunos contra professores : dilemas da autoridade educacional em tempos da concentracao dispersa. Sao Paulo: edicoes Loyola, 2017, 180 p.
Referência(s)