Patrimônio turístico educacional: uma modalidade da animação sociocultural com fazendas históricas paulistas (p. 167-182)
2017; CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO; Linguagem: Português
10.19091/reced.v1i36.545
ISSN2317-6091
Autores Tópico(s)Religious Tourism and Spaces
ResumoEste artigo tem por objetivo analisar e refletir sobre o turismo como uma das modalidades da animação sociocultural dentro do campo da educação não formal. O espaço empírico da presente pesquisa é o das fazendas históricas paulistas, localizadas em regiões significativas do Estado de São Paulo (Brasil). Esse processo foi realizado a partir da metodologia da história oral, com a exploração do patrimônio como espaço turístico educacional voltado para o público adulto e idoso. Nesse sentido, as perspectivas da educação não formal ajudam a evidenciar o quanto as atividades turísticas são importantes e válidas, ao permitir que o patrimônio seja visto como mais uma possibilidade de vivência educativa, por atuar em outros setores, por exemplo, o turismo cultural, por ser flexível e por respeitar as diferenças e capacidades de cada visitante.Palavras-chave: Turismo. Animação cultural. Educação não formal. Patrimônio.AbstractThis article aims to analyze and reflect on tourism as one of the forms of social and cultural activities within the non-formal education field. The empirical space of this research is the historic farms of São Paulo, located in significant areas of São Paulo State (Brazil). This process was based on the methodology of oral history where the heritage is explored as an educational tourist space, facing the adult and elderly population. In this sense, the prospects of non-formal education help to show how important and valid become tourist activities, allowing us to conclude that the equity is then seen as another possibility of educational experience and working in other sectors such as cultural tourism, and flexible and respecting the differences and capabilities of each visitor.Keywords: Tourism. Sociocultural animation. Non-formal education. Heritage.ResumenEste artículo tiene como objetivo analizar y reflexionar sobre el turismo como una de las formas de actividades sociales y culturales dentro del campo de la educación no formal. El espacio empírico de esta investigación son las haciendas históricas, ubicados en áreas significativas del Estado de São Paulo (Brasil). Este proceso se basa en la metodología de la historia oral donde la herencia es explorado como un espacio turístico educativo, frente a la población adulta y de edad avanzada. En este sentido, las perspectivas de educación no formal ayudan a mostrar la importancia y sus validadas actividades turísticas, que nos permite concluir que la equidad se ve entonces como otra posibilidad de la experiencia educativa y de trabajo en otros sectores como el turismo cultural, y flexible y respetando las diferencias y capacidades de cada visitante.Palabras clave: Turismo. Animación sociocultural. Educación no formal. Patrimonio.
Referência(s)