
Avaliação do comportamento de aprendizagem em cursos de engenharia
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2596-1152
AutoresNanci de Oliveira, Valdomiro Santos, Elisabete Galeazzo, Francisco Javier Ramírez Fernández,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA avaliacao do comportamento e do desempenho academico dos alunos em cursos de engenharia e um campo fertil, interessante e crescente de investigacao. As atuais ferramentas disponiveis no campo educacional estao focadas em oferecer suporte ao professor ou ao tutor, mas nao extraem informacoes relacionadas ao comportamento de aprendizagem do aluno ao longo da sua jornada academica. Este trabalho apresenta uma alternativa para suprir esta necessidade: a utilizacao de um agente de avaliacao da progressao dos alunos ao longo da sua graduacao, baseado no Processo de Decisao de Markov Parcialmente Observavel. O agente de avaliacao separa as notas em estados especificos, identifica as mudancas de estado na cadeia de Markov e extrai observacoes parciais do comportamento das notas dos alunos nas disciplinas cursadas. Neste trabalho, o agente foi aplicado para avaliar o progresso dos alunos de graduacao da Escola Politecnica da Universidade de Sao Paulo (EPUSP) durante o periodo de 2000 a 2010. Realizou-se a somatoria dos esforcos realizados ao longo do processo de aprendizagem em todos os cursos da engenharia da EPUSP, medindo-os por meio da quantidade de avaliacoes efetuadas. Os resultados servirao para modelar autonomamente o comportamento de futuros alunos que venham a cursar as mesmas disciplinas em cursos de graduacao.
Referência(s)