CYBERBULLYING: MOTIVOS DA AGRESSÃO NA PERSPETIVA DE JOVENS PORTUGUESES
2017; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 38; Issue: 141 Linguagem: Português
10.1590/es0101-73302017139852
ISSN1678-4626
AutoresAna Paula Caetano, João Amado, Maria José D. Martins, Ana Margarida Veiga Simão, Isabel Freire, Teresa Pessôa,
Tópico(s)Impact of Technology on Adolescents
ResumoRESUMO: Este artigo apresenta parte do estudo do projeto Cyberbullying - um diagnóstico da situação em Portugal *, no qual foi aplicado um questionário a 3.525 adolescentes do 6º, 8º e 11º níveis de escolaridade para compreender a incidência do fenómeno e analisar os processos associados, nomeadamente os motivos percecionados, objeto específico deste trabalho. Os motivos mais invocados pelos que desempenham o papel de agressor são hedonistas relacionados com brincadeira, diversão e fuga ao tédio, bem como motivos de afiliação e reativos. Os que se identificam como vítimas, por sua vez, atribuem aos seus agressores motivos de afiliação, hedonistas e de poder, com ênfase particular, por ordem decrescente, para a inveja, a diversão, a imaturidade, o ciúme, a falta de respeito, a ausência de afeto e os sentimentos de superioridade.
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