Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Representações de docentes acerca da diversidade sexual e homofobia

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1806-9584.2017v25n2p519

ISSN

1806-9584

Autores

Elaine de Jesus Souza, Joilson Pereira da Silva, Claudiene Santos,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Resumo: As representações sociais que educadores/as possuem acerca da diversidade sexual influenciam a (des)construção de preconceitos na escola. Assim, essa pesquisa qualitativa objetivou analisar as representações sociais de educadores/as do ensino fundamental maior e médio acerca da diversidade sexual e da homofobia. Para tanto, empregou-se o método de análise de conteúdo na modalidade categorial temática. Os resultados obtidos evidenciaram que as representações dos/as educadores/as estão ancoradas em padrões sociais acerca da diversidade sexual, que geram preconceitos sutis e contribuem com a homofobia no ambiente escolar. Portanto, destaca-se a necessidade de (in)formações significativas acerca dessas temáticas, possibilitando aos/às docentes promover ações pedagógicas que contribuam para o reconhecimento da diversidade sexual.

Referência(s)