Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Museu de Ecologia Fritz Müller: tessituras para educação científica e a pesquisa

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/1982-5153.2017v10n1p169

ISSN

1982-5153

Autores

Mayara Lídia Cordeiro, Daniela Tômio,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p169A produção científica sobre os museus vem, com o passar dos anos, ampliando-se ao evidenciar as contribuições destes espaços em nossa sociedade para Educação Científica não formal. Com base nisso, objetivou-se caracterizar o perfil educativo do Museu de Ecologia Fritz Müller (MEFM) a fim de constituir indicadores do seu potencial em pesquisa e educação científica. Para isso, realizaram-se dois percursos metodológicos, uma pesquisa bibliográfica para identificar na produção científica brasileira pesquisas cujo objeto de estudo é o MEFM e uma pesquisa de campo, com a coleta de informações no contexto do Museu a fim de inventariar as atividades desenvolvidas. Por todas as características identificadas e a sistematização de seus potenciais, defende-se a utilização do MEFM como um ambiente de aprendizagem de educação científica para seus visitantes e estudantes de diferentes níveis e modalidades de ensino; para a formação inicial e continuada de professores; para pesquisa científica e capacitação de profissionais da ciência.

Referência(s)