A Crise de Paradigmas na Escola Atual: Uma Escola Moderna em um Mundo Pós Moderno
2016; Departamento de História - Colégio Pedro II; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33025/ceb.v1i2.800
ISSN2525-2879
Autores Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoEste artigo, parte de uma tese acerca da construcao da (in)disciplina na escola, tem como objetivo discutir as mudancas pela qual a escola atual tem passado, devido ao fato da mesma estar inserida no contexto socio-historico da pos-modernidade. A escola nao pode mais ser a mesma criada no seculo XIX, mas ainda nao consegue se reconstruir como uma instituicao que representa e reproduz a sociedade atual, com seus valores, crencas e verdades. Conclui-se que a instituicao escolar precisa se reconstruir para reencontrar seu espaco no contexto de uma sociedade pos-moderna. Ela ainda possui um status muito importante na sociedade atual, uma vez que e o espaco obrigatorio de formacao, para qual sao enviados as criancas e os jovens de cada cidade, estado, pais. No entanto, seu status simbolico, sua relevância, seu papel, estao cada vez menos claros e definidos. Por isso, a escola precisa se redefinir para manter sua importância e seu papel na sociedade atual.
Referência(s)