Artigo Acesso aberto

A Crise de Paradigmas na Escola Atual: Uma Escola Moderna em um Mundo Pós Moderno

2016; Departamento de História - Colégio Pedro II; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33025/ceb.v1i2.800

ISSN

2525-2879

Autores

Elaine Lopes Novais,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Este artigo, parte de uma tese acerca da construcao da (in)disciplina na escola, tem como objetivo discutir as mudancas pela qual a escola atual tem passado, devido ao fato da mesma estar inserida no contexto socio-historico da pos-modernidade. A escola nao pode mais ser a mesma criada no seculo XIX, mas ainda nao consegue se reconstruir como uma instituicao que representa e reproduz a sociedade atual, com seus valores, crencas e verdades. Conclui-se que a instituicao escolar precisa se reconstruir para reencontrar seu espaco no contexto de uma sociedade pos-moderna. Ela ainda possui um status muito importante na sociedade atual, uma vez que e o espaco obrigatorio de formacao, para qual sao enviados as criancas e os jovens de cada cidade, estado, pais. No entanto, seu status simbolico, sua relevância, seu papel, estao cada vez menos claros e definidos. Por isso, a escola precisa se redefinir para manter sua importância e seu papel na sociedade atual.

Referência(s)
Altmetric
PlumX