Artigo Revisado por pares

Ecopoieses e Cinema: o Stalker de Tarkovsky / Ecopoieses and Cinema: Tarkovsky’s Stalker

2010; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 19; Issue: 29 Linguagem: Português

ISSN

2448-2692

Autores

Luciano Barbosa Justino, Fabrícia Silva Dantas,

Tópico(s)

Memory, Trauma, and Testimony

Resumo

Ecopoiesis e cinema: o Stalker de Tarkovsky. Este trabalho e fruto das discussoes sobre a relacao da literatura com outras formas de linguagem, como a do cinema. Entende–se aqui que Stalker, de Tarkovsky, estabelece essa relacao de duas maneiras: a primeira mais obvia e direta, enquanto traducao de um romance dos irmaos Strugatsky e, para nos mais importante, enquanto a construcao de um “estado poetico”. Ha no filme um dialogo entre maneiras abstratas, intelectuais e cientificas e formas afetuais, vivenciais, em uma palavra, ecologicas de percepcao. Palavras-chave: poesia; meio ambiente; cinema; Tarkovski. Ecopoiesis and cinema: Tarkovsky’s Stalker Tarkovski’s Stalker develops a poetry that keeps the film on the border between poetry and cinema. Tarkovski translates poetry itself to cinema and cinema to poetry. Stalker represents the fight of poetry for survive in a ruin society. Keywords: poiesis; ecocriticism; cinema; Tarkovski.

Referência(s)