
A autonomia no Teatro Musical: as percepções dos participantes sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/mh.v16i1.42981
ISSN2317-6776
AutoresFlávia Maiara Lima Fagundes, Giann Mendes Ribeiro,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste estudo tem por temática a motivação no Teatro Musical. A pesquisa teve o objetivo de analisar a satisfação da necessidade psicológica básica de autonomia perceptível pelos integrantes de uma companhia de Teatro Musical, e identificar os tipos de motivação encontrados. Desenvolvida sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação, esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com base no estudo de entrevistas como estratégia de investigação, tendo a entrevista semiestruturada como principal técnica de coleta de dados. A análise dos dados apontou que múltiplos fatores fortaleceram a motivação autônoma dos indivíduos nas atividades desenvolvidas na Companhia Musicale, e outros fatores comprometeram. Palavras-chave: Autonomia; Motivação; Teoria da Autodeterminação; Educação musical; Teatro Musical.
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