
Composto de marketing da carne de siri pescado com gaiolas no litoral do Paraná
2016; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.6008/spc2179-684x.2016.002.0007
ISSN2179-684X
AutoresAdilson Anacleto, Patricia Roberta Bonoli, Gabriel Alcântara da Silva, José Victor Andreatta, Gláucia Marconato,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO elevado esforço de pesca que praticado no litoral paranaense conjuminou que os estoques naturais de peixes e camarões não conseguiram se reproduzir a mesma velocidade das inovações tecnológicas, fato que obrigou muitas famílias de pescadores a buscarem alternativas de renda. Entre as novas atividades surgiu a pesca do siri com gaiolas, atualmente praticada por mais de 150 famílias que comercializam a carne do crustáceo junto a restaurantes especializados em frutos do mar. Apesar do crescimento da atividade no contexto de geração de renda regional, não foram encontrados estudos sobre o sistema de comércio deste produto. Neste contexto, visando subsidiar o estabelecimento de ações de marketing para o segmento comercial varejista da cadeia produtiva do siri pescado com gaiolas, este estudo investigou a influência do composto de marketing: preço, praça, promoção e produto, no comportamento de compra do consumidor. Foi realizado entre setembro a novembro de 2015, estudo exploratório-descritivo junto a 177 consumidores. Identificou-se que o consumo médio era de 2,69 vezes ao ano, sendo que as principais iguarias feitas da carne de siri eram a casquinha de siri frita (n=87%), seguido pelo bolinho da carne de siri (n=31%) e posteriormente risoto, hambúrguer e pizza (13%). Concluiu-se que os principais produtos que a substituem a carne de siri de gaiola quando a mesma não é encontrada é o peixe e camarão, e em menor proporção carnes e aves. O preço, a aparência do produto, o cheiro, e qualidade do atendimento no momento da compra, são os fatores do composto de marketing que geram os maiores índices de insatisfação juntos aos consumidores.
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