
Avaliação da aprendizagem em química com uso de mapas conceituais
2017; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15536/thema.14.2017.37-49.422
ISSN2177-2894
AutoresJosiel Albino Lima, Caroline de Góes Sampaio, Maria Cleide da Silva Barroso, Ana Karine Portela Vasconcelos, Francisco Alberto Saraiva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO uso dos mapas conceituais representa uma importante ferramenta para o processo de avaliacao do aprendizado do aluno, pois o professor pode observar a perspectiva do discente acerca da compreensao do assunto abordado, principalmente pela analise dos termos e das conexoes propostos nos mapas. Dessa forma, busca-se envolver o aluno de maneira ativa na sua construcao cognitiva, havendo uma avaliacao formativa. Este trabalho fundamentou-se nos conceitos da aprendizagem significativa de David Ausubel, bem como no modelo representacional da estrutura cognitiva, proposto por Joseph Novak. O objetivo desse trabalho foi avaliar a contribuicao do uso de mapas conceituais visando a aprendizagem significativa de conceitos inerentes da quimica orgânica. Para isso, foi apresentada uma sequencia didatica desenvolvida numa turma de 3o ano do ensino medio regular, abordando o assunto de funcoes da quimica orgânica e sua relacao com as plantas medicinais. Observou-se que o uso de mapas conceituais para avaliacao formativa constitui uma estrategia eficiente, pois a analise reflexiva dos mapas compreende um redirecionamento do processo continuo e progressivo do discente.
Referência(s)