Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação da aprendizagem em química com uso de mapas conceituais

2017; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15536/thema.14.2017.37-49.422

ISSN

2177-2894

Autores

Josiel Albino Lima, Caroline de Góes Sampaio, Maria Cleide da Silva Barroso, Ana Karine Portela Vasconcelos, Francisco Alberto Saraiva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O uso dos mapas conceituais representa uma importante ferramenta para o processo de avaliacao do aprendizado do aluno, pois o professor pode observar a perspectiva do discente acerca da compreensao do assunto abordado, principalmente pela analise dos termos e das conexoes propostos nos mapas. Dessa forma, busca-se envolver o aluno de maneira ativa na sua construcao cognitiva, havendo uma avaliacao formativa. Este trabalho fundamentou-se nos conceitos da aprendizagem significativa de David Ausubel, bem como no modelo representacional da estrutura cognitiva, proposto por Joseph Novak. O objetivo desse trabalho foi avaliar a contribuicao do uso de mapas conceituais visando a aprendizagem significativa de conceitos inerentes da quimica orgânica. Para isso, foi apresentada uma sequencia didatica desenvolvida numa turma de 3o ano do ensino medio regular, abordando o assunto de funcoes da quimica orgânica e sua relacao com as plantas medicinais. Observou-se que o uso de mapas conceituais para avaliacao formativa constitui uma estrategia eficiente, pois a analise reflexiva dos mapas compreende um redirecionamento do processo continuo e progressivo do discente.

Referência(s)