
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DOS LIVROS DIDÁTICOS É A UMA PROPOSTA PARA SALA DE AULA
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃNGULO MINEIRO; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2359-1064
AutoresLetícia Santos Machado de Araújo, Déa Nunes Fernandes,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO trabalho apresenta recortes de atividades desenvolvidas em dois estudos. Do primeiro, apresenta-se compreensoes elaboradas a partir da analise feita acerca da presenca da Historia da Matematica em Livros Didaticos adotados em escolas publicas de ensino de Sao Luis/MA. Para a analise, utilizou-se categorias presentes nos estudos de Vianna (1995) e Bianchi (2006). Percebeu-se que ha uma tendencia dos autores em apresentar trechos referentes a Historia da Matematica, no entanto a analise das informacoes contidas nesses trechos nos leva a percepcao de uma concepcao de historia voltada ao culto as grandes personalidades da Matematica. No intuito de entender o uso pelos professores de Matematica em sala de aula dos trechos que trazem aspectos historicos acerca da Matematica, no segundo estudo, foi realizado uma pesquisa de campo atraves aplicacao de questionarios semiestruturados com 40 professores de Matematica, no qual, alem de informacoes acerca da formacao e da importância que os mesmos dao a Historia da Matematica, buscou-se a opiniao que os mesmos tem da forma como os trechos historicos aparecem nos livros didaticos. Na opiniao desses professores, essa aparicao e muito resumida, apesar disso, o livro didatico constitui-se da principal fonte utilizada por eles sobre a Historia da Matematica.O trabalho apresenta recortes de atividades desenvolvidas em dois estudos. Do primeiro, apresenta-se compreensoes elaboradas a partir da analise feita acerca da presenca da Historia da Matematica em Livros Didaticos adotados em escolas publicas de ensino de Sao Luis/MA. Para a analise, utilizou-se categorias presentes nos estudos de Vianna (1995) e Bianchi (2006). Percebeu-se que ha uma tendencia dos autores em apresentar trechos referentes a Historia da Matematica, no entanto a analise das informacoes contidas nesses trechos nos leva a percepcao de uma concepcao de historia voltada ao culto as grandes personalidades da Matematica. No intuito de entender o uso pelos professores de Matematica em sala de aula dos trechos que trazem aspectos historicos acerca da Matematica, no segundo estudo, foi realizado uma pesquisa de campo atraves aplicacao de questionarios semiestruturados com 40 professores de Matematica, no qual, alem de informacoes acerca da formacao e da importância que os mesmos dao a Historia da Matematica, buscou-se a opiniao que os mesmos tem da forma como os trechos historicos aparecem nos livros didaticos. Na opiniao desses professores, essa aparicao e muito resumida, apesar disso, o livro didatico constitui-se da principal fonte utilizada por eles sobre a Historia da Matematica.
Referência(s)