Artigo Produção Nacional

Desempenho nas disciplinas introdutórias de contabilidade: base para o sucesso do estudante no curso de Ciências Contábeis

2016; Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2446-9114

Autores

Luana Aparecida de Oliveira, Patrícia de Souza Costa, Reiner Alves Botinha, Marcelo Tavares,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O desempenho anterior do estudante e uma variavel de destaque na literatura quando da analise do desenvolvimento desse aluno em um determinado curso. Os discentes que apresentaram um bom desempenho no inicio do curso ou em determinada disciplina teriam forte probabilidade de ter exito nas materias subsequentes do curso. As disciplinas de contabilidade ministradas no primeiro ano da graduacao em Ciencias Contabeis representam a base do conhecimento contabil, o que pode tornar essencial o aprendizado do conteudo dessas materias para o bom desempenho do estudante nas disciplinas subsequentes. Assim, o objetivo desta pesquisa e identificar se o desempenho alcancado pelo discente do curso de Ciencias Contabeis nas disciplinas iniciais de contabilidade esta relacionado com a aprovacao desse aluno nas demais disciplinas do curso. Os dados desta pesquisa foram obtidos junto a uma Instituicao de Ensino Superior (IES) do estado de Minas Gerais por meio do historico escolar de 63 discentes que ingressaram na IES no primeiro semestre do ano de 2009. Por meio de regressao logistica, identificou-se uma associacao positiva entre o desempenho do estudante nas disciplinas iniciais de contabilidade e a aprovacao naquelas ministradas em periodos posteriores, pois, das 22 analisadas, 77% tiveram interferencia no resultado alcancado nas disciplinas introdutorias dos dois primeiros periodos do curso de Ciencias Contabeis. Esses resultados sugerem que o desempenho do estudante nas disciplinas iniciais do curso de Ciencias Contabeis pode influenciar seu desenvolvimento nas materias subsequentes. Palavras-chave: Desempenho academico. Disciplinas iniciais. Desempenho anterior.

Referência(s)