Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Vivências no PPGE/UFSCar e o desafio de carregar água na peneira

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14244/198271992002

ISSN

1982-7199

Autores

Ronaldo Rodrigues Moises,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

The purpose of this paper is to describe a narrative from my entry in the Graduate Program in Education of the Federal University of Sao Carlos PPGE/UFSCar as a doctoral student in the History, Philosophy and Sociology of Education line. A brief history of the program is initially presented. Three thematic axes were used: period of enrollment and admission, main difficulties observed, contributions of the program and conclusion. The narrative was used because it is a requirement of said magazine as well as because we understand its descriptive relevance by exposing experiences and facts for analysis and understanding of a unique reality within a social context. The conclusion is that PPGE/UFSCar has contributed singularly in my training as a researcher and teacher as well as in my professional practice currently linked to basic education, expanding my possibilities of professional intervention and enrichment of critical cultural capital. Keywords : Narrative. Postgraduate. Difficulties. Contributions. O objetivo do presente texto e descrever uma narrativa a partir de meu ingresso no Programa de Pos-graduacao em Educacao da Universidade Federal de Sao Carlos PPGE/UFSCar como aluno de doutorado na linha Historia, Filosofia e Sociologia da Educacao. Inicialmente e apresentado um breve historico do programa. Utilizou-se de tres eixos tematicos, a saber: periodo de inscricao e ingresso, principais dificuldades observadas, contribuicoes do programa e conclusao. A narrativa foi utilizada por se constituir uma exigencia da referida revista, bem como por se compreender a sua relevância descritiva ao expor experiencias e fatos para analise e compreensao de uma realidade singular em um contexto social. A conclusao e que o PPGE/UFSCar tem contribuido de maneira singular em minha formacao como pesquisador e professor, assim como no meu exercicio profissional vinculado atualmente a educacao basica, ampliando minhas possibilidades de intervencao profissional e de enriquecimento de capital cultural critico. Palavras-chave : Narrativa. Pos-graduacao. Dificuldades. Contribuicoes. References BARROS, Manoel de. Exercicios de ser crianca . Rio de Janeiro: Salamandra, 1999. BOURDIEU, Pierre. Metodo cientifico e hierarquia social dos objetos. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs.). Escritos de educacao (Pierre Bourdieu). Petropolis: Editora Vozes, 2001. p. 33-38. BRASIL, Ministerio da Educacao. Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional . Lei numero 9394, 20 de dezembro de 1996. BRASIL, Câmara dos deputados. Plano Nacional de Educacao (PNE). Lei 13005, 25 de junho de 2014. CENTRO DE GESTAO E ESTUDOS ESTRATEGICOS – CGEE. Mestres e doutores 2015 - Estudos da demografia da base tecnico-cientifica brasileira. Brasilia, DF: 2016. 348p. DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores . Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001. JOSSO, Marie-Christine. A transformacao de si a partir da narracao de historias de vida. Educacao . Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3, p. 413-438, set./dez. 2007. MATO GROSSO DO SUL. Estatuto dos Funcionarios Publicos Civis do Poder Executivo, das Autarquias e das Fundacoes Publicas do Estado. Lei 1102 de 10 de outubro de 1990. MATO GROSSO DO SUL. Estatuto dos Profissionais da Educacao Basica do Estado de Mato Grosso do Sul. Lei complementar 087, 31 de janeiro de 2000. MATO GROSSO DO SUL . Plano Estadual de Educacao de Mato Grosso do Sul (PEE/MS). Lei 4621 de 22 de dezembro de 2014. NOGUEIRA, Eliane Greice Davanco; NERES, Celi Correa; BRITO, Vilma Miranda de. Mestrado profissional em educacao: a constituicao do professor/pesquisador e o retorno para a escola. Revista da FAEEBA – Educacao e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 47, p. 63-75, set./dez. 2016. PASSOS, Carmen Lucia Brancaglion. Manual academico do programa de pos-graduacao da Universidade Federal de Sao Carlos . Sao Carlos, SP, 2015. SAVIANI, Dermeval. A pos-graduacao em educacao no Brasil: pensando o problema da orientacao. In: BIANCHETTI, Lucidio; MACHADO, Ana Maria Netto (OrgS.). A bussola do escrever : desafios e estrategias na orientacao e escrita de teses e dissertacoes. 2? Ed. Sao Paulo: Cortez; Florianopolis: Editora da UFSC, 2006. p. 135-163.

Referência(s)