
Os quarenta anos do PPGE/UFSCar em dois momentos da pós-graduação brasileira
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14244/198271992196
ISSN1982-7199
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoIn this article the author discusses the forty years of the PPGE/UFSCar distinguishing two periods in its history. The first one is the creation of the Master's degree (1976) and the consolidation of the Program when the PhD was founded (1990), time when there were few of them in Brazil. The second period was characterized by reforms and growth of the PPGE in the context of the expansion of Post-Graduation in Brazil. These periods are connected to the change in the evaluation pattern by CAPES, which directly influenced the life and configuration of the PPGE in what it is currently. The research sources used were my memoirs and handwritten notes, documents and PPGE publications, as well as others listed in the references. Keywords : The history of the PPGE/UFSCar, Graduate policies in Education, CAPES. Neste artigo abordo os quarenta anos do PPGE (Programa de Pos-Graduacao em Educacao, da Universidade Federal de Sao Carlos) distinguindo dois periodos em sua historia: O primeiro corresponde a implantacao do Mestrado (1976) e consolidacao do Programa com a criacao do Doutorado, epoca de poucos Programas no Brasil. O segundo corresponde ao fim da decada de 1990, estendendo-se aos dias de hoje, com mudanca na estrutura e com o crescimento do PPGE no contexto da expansao da Pos-Graduacao no Brasil. Articulo esses dois periodos a mudanca de padrao nas politicas de avaliacao da CAPES. Como fontes utilizei minhas memorias e anotacoes, documentos e publicacoes do PPGE, alem das obras listadas nas referencias. Palavras-chave : Historia do PPGE/UFSCar, Politica de Pos-Graduacao em Educacao no Brasil, CAPES. References ABRAMOWICZ, Anete; BITTAR, Marisa; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. O Programa de Pos-Graduacao em Educacao da Universidade Federal de Sao Carlos: um estudo sobre sua historia e o perfil dos seus alunos. RBPG. Revista Brasileira de Pos-Graduacao , v. 6, numero 11. (nov. 2009). Brasilia, Capes, 2009. p. 65-93. BRAUDEL, Fernand. O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico . Sao Paulo: Livraria Martins Fontes Editores, 1983. v. I. BITTAR, Marisa; FERREIRA Jr., Amarilio. Jarbas Passarinho, ideologia tecnocratica e ditadura militar. Revista HISTEDBR On Line , n.22, set. 2006. BOURDIEU, Pierre. O campo cientifico. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu : sociologia. 2a ed. Traducao: Paula Monteiro e Alicia Auzmendi. Sao Paulo: Atica, 1994. p. 122-155. BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989) . A revolucao Francesa da Historiografia. Traducao: Nilo Odalia. Sao Paulo: Editora da UNESP, 1992. CUNHA, Luiz Antonio. Quatro decadas de Pos-Graduacao em Educacao no Brasil : persistencias e mudancas. Conferencia proferida no PPGE/UFSCar. Sao Carlos, 17 ago. 2006. (anotacoes da autora) FAVERO, Osmar. Analise critica das tendencias de reestruturacao dos Programas de Pos-Graduacao. In: CASALI, Alipio e outros (Orgs.). A relacao universidade/rede publica de ensino : desafios a pos-graduacao em educacao. Sao Paulo, SEMINARIO FAE/PUC, 1994, p. 62. FERNANDES, Florestan. A revolucao burguesa no Brasil : ensaio de interpretacao sociologica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. GAMBOA, Silvio A. Sanchez. A dialetica na pesquisa educacional: elementos de contexto. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional . 6a Ed. Sao Paulo: Cortez, 2000. p. 93-115. GOLDBERG, Maria Amelia. Linhas de pesquisa em educacao: e hora de desatar os nos. Debate . Fundacao Carlos Chagas, 1980. p. 3. MANACORDA, Mario Alighiero. Humanismo de Marx e industrialismo de Gramsci . Conferencia. PPGE/UFSCar, out. 1987. MANACORDA, Dante Alighiero. Aos educadores brasileiros. Entrevista. [2007]. Campinas, SP: HISTEDBR-FE/UNICAMP . Entrevista concedida a Paolo Nosella. NOSELLA, Paolo. O PPGE elege sua nova coordenacao. Informando. PPGE/UFSCar . N. 4, Novembro/Dezembro, 2000. NOSELLA, Paolo; PIZZI, Maria de Lourdes Bontempi. Turmas do PPGE: levantamento sobre egressos. Informando. PPGE/UFSCar , nov./dez. 2000. PIZZI, Maria de Lourdes Bontempi. Depoimento. Informando. PPGE/UFSCar . junho/julho, 2001, p.7-8. PPGE. Projeto de criacao do Doutorado em Educacao . Areas de Concentracao: Fundamentos da Educacao e Metodologia de Ensino. Universidade Federal de Sao Carlos, 1990. PPGE. UFSCar. Catalogo de dissertacoes Universidade Federal de Sao Carlos . Sao Carlos, 1987. PPGE. UFSCar. IX Encontro de pesquisa em educacao da regiao sudeste. “Pesquisa em educacao no Brasil: balanco do seculo XX e desafios para o seculo XXI”. 8 a 11 de julho, 2009. Livro de resumos . Universidade Federal de Sao Carlos, 2009. PPGE. Orientacoes Gerais . Mestrado e Doutorado. Universidade Federal de Sao Carlos, 2009. SANTOS, Luciola Licinio. Depoimento. Informando. PPGE/UFSCar . junho/julho, 2001, p.6-7. SAVIANI, Dermeval. Conferencia. Informando. PPGE/UFSCar . junho/julho, 2001, p.2-6. SAVIANI, Dermeval; GOLDBERG, Maria Amelia A. Universidade Federal de Sao Carlos (UFSCAR): Mais um Programa de Pos-Graduacao em Educacao? Cadernos de Pesquisa . Fundacao Carlos Chagas, n. 16, marco, 1976, p. 81-89. SCHAFF, Adam. Historia e verdade . 4a ed. Traducao Maria Paula Duarte. Sao Paulo: Martins Fontes, 1987.
Referência(s)