Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CHAMEM O CHEF! O PRINCIPAL RECURSO ESTRATÉGICO DOS RESTAURANTES GASTRONÔMICOS: ESTUDO DE MULTICASOS NA AMÉRICA LATINA

2017; UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14210/rtva.v19n2.p398-422

ISSN

1983-7151

Autores

Viviane Santos Salazar, Walter Fernando Araûjo de Moraes, Yákara Vasconcelos Pereira,

Tópico(s)

Culinary Culture and Tourism

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de analisar como o recurso humano chef de cozinha pode gerar vantagem competitiva sustentável para restaurantes gastronômicos na América Latina. Para atingir tal objetivo, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa baseada em múltiplos estudos de casos. As técnicas usadas para coletar os dados foram: entrevistas semiestruturadas realizadas com os chefs de cozinha e análise documental de cardápios, matérias e livros. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas t.i. Os resultados indicaram que o chef de cozinha é fundamental para qualquer restaurante que almeje ser listado em algum guia gastronômico reconhecido. Este recurso humano foi identificado como primordial para a concepção e consecução das estratégias dos restaurantes e por meio da combinação e da complementariedade de recursos estratégicos, quais sejam: cultura organizacional, recursos financeiros, inovação e criatividade, recursos humanos, recursos físicos (equipamentos e utensílios), reputação e redes de relacionamento. A partir dos resultados, identificou-se que os chefs criaram uma identidade distinta para suas empresas, diferenciando-os da concorrência e gerando vantagem competitiva sustentável.

Referência(s)