Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escolas polivalentes na ditadura civil-militar: marco no modelo de ensino profissionalizante ou instrumentos de propaganda do regime? O processo de implantação do polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985)

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.25053/edufor.v1i2.1892

ISSN

2448-3583

Autores

Sauloéber Társio de Souza, Genis Alves Pereira de Lima,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este texto apresenta resultados da pesquisa em torno da história da Escola Polivalente na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais, no período que abrange os anos entre 1974 e 1985. Investigam-se os processos históricos que marcaram essa sociedade, a vida dos partícipes das vivências desse âmbito escolar, valorizando a memória da instituição, além de gerar novos conhecimentos para o campo da história da educação do país e da região em foco. As Escolas Polivalentes surgiram em contexto da Ditadura Civil-Militar, tendo como principal característica estabelecerem novos parâmetros para a implantação do modelo tecnicista educacional do regime, o qual se baseou nas relações entre o Brasil e os Estados Unidos. Metodologicamente o estudo se pautou por pesquisas bibliográfica, documental e iconográfica, além de entrevistas com atores que participaram das vivências e experiências dessa instituição.

Referência(s)