
O ethos do repórter de TV da Rede Globo
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Linguagem: Português
10.19132/1807-8583201739.60-79
ISSN1807-8583
AutoresMárcia Benetti, Débora Lapa Gadret,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo analisa os elementos instituintes das imagens de si de repórteres de televisão da Rede Globo, maior emissora do Brasil. A partir do conceito de ethos discursivo, discutimos como o discurso autorreferente afirma a identidade do jornalista e certos efeitos de verdade a respeito da reportagem. Por meio da análise do discurso de cinco entrevistas de repórteres da Rede Globo concedidas à também jornalista Fátima Bernardes, propomos que o ethos do repórter constrói-se em três dimensões: os atributos do “bom jornalista”, as características do “bom repórter” e as particularidades de pertencimento ao campo jornalístico. Como articuladores do ethos, os valores morais e os aspectos relacionados às rotinas profissionais convocam a audiência a se conectar com certas definições sobre o jornalismo.
Referência(s)