Artigo Acesso aberto

Imagens-pulsão: incidência e pertinência para compreender o cinema brasileiro dos anos 2000

2015; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33871/19805071.2015.12.1.1415

ISSN

1980-5071

Autores

Bruno Leites,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa que visa compreender a incidência das imagens-pulsão no cinema brasileiro dos anos 2000 e defender a pertinência do conceito para analisar essa cinematografia. Segundo Gilles Deleuze, as imagenspulsão são caracterizadas por uma obsessão pela perversão, pelo fetichismo, pela degradação do corpo e pela temporalidade entrópica. Isso ocorre porque a pulsão é compreendida no conceito de Deleuze como a expressão de um fundamental Instinto de Morte. Filmes de Cláudio Assis, "Amarelo Manga" (2003) e "Baixio das Bestas" (2006), descrevem uma série de perversões e o processo de tornar-se animal, que é entendido em termos de degradação. "Cronicamente Inviável" (2000), de Sérgio Bianchi, produz uma temporalidade entrópica na imagem por meio do uso de repetições. Nós compreendemos que, depois de um perí­odo de grande incidência, como nos exemplos citados, o cinema brasileiro afastou-se dessa tendência, num processo materializado, por exemplo, em "Crime Delicado" (2005), de Beto Brant.Palavras-chave: Imagem-pulsão. Cinema, Brasil. Cronicamente Inviável. Crime Delicado.

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