Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O BARROCO E O MODERNO: A materialização do conhecimento das artes visuais

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33871/23580437.2016.3.1.99-115

ISSN

2358-0437

Autores

Olímpio Pinheiro Santana,

Tópico(s)

Art, Politics, and Modernism

Resumo

Este artigoinvestiga a importância do domí­nio técnico e teórico das artes visuais, com ênfase na pintura, a partir da observação do legado dos grandes mestres. O trabalhopropõe aperfeiçoar a experiência estética na modernidade através da leitura de obras de arte, começando pela detalhada análise de uma tela do pintor barroco francês Simon Vouet. Em sequência há uma análise comparativa e crí­tica deste pintor e Rubens. Do artista plástico brasileiroLênio Braga analisamos uma escultura e uma releitura de Rubens. Destacamos a importância deGoya e Rembrandt para a arte moderna e a influência deste pintor holandêse do cinemade Eisensteinno trabalho deFrancis Bacon. Em sua diversidade, as imagens selecionadas expressam contextos em que háluta, opressão, beleza, espiritualidade,e, nessa medida,instigam-nos uma reflexãocrí­tica cujas referências fundamentais são a própria arte como forma de conhecimento e a ética.

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