
Relação do processamento óptico, neurovisual e cognitivo nas dificuldades de leitura
2017; Volume: 8; Linguagem: Português
10.21745/ac08-18
ISSN1984-0918
AutoresMárcia Reis Guimarães, Douglas Araújo, Ricardo Queiroz Guimarães,
Tópico(s)Tactile and Sensory Interactions
ResumoRevisão integrativa dos processos ópticos, neurovisuais e cognitivos envolvidos na leitura de textos de línguas alfabéticas com o objetivo de auxiliar o diagnóstico e tratamento de pacientes com dificuldade de leitura. Para uma leitura mais eficiente e confortável, recomenda-se para alguns leitores treinamento de movimentos oculares sacádicos, adequação da iluminação do ambiente, uso de lâminas ou de filtros espectrais, uso da fonte Courier New com tamanho 14, e o consumo de ômega-3 e ômega-6 na alimentação diária. Quanto ao processo cognitivo, um bom leitor deve possuir adequada rota fonológica para eficiente conversão grafema–fonema, que por sua vez fortalece e consolida a arquitetura léxico-semântica. Intervenções para melhorar a performance da rota fonológica envolvem o ensino explicito do princípio alfabético, o conhecimento dos sons das letras e jogos de consciência fonológica. Traçou-se um paralelo entre a Síndrome de Irlen e a Dislexia com o intuito de auxiliar no diagnóstico diferencial e no prognóstico.
Referência(s)