
Para além do princípio da ortografia: uma perspectiva psicanalítica sobre as trocas na escrita
2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 8; Linguagem: Português
10.20396/etd.v8i0.713
ISSN1676-2592
AutoresFrancisca Paula Toledo Monteiro, Lílian Cristine Ribeiro Nascimento,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoNo presente artigo abordamos as manifestações do ato falho na leitura e na escrita de uma criança com dificuldade de aprendizagem escolar, observada durante o processo clínico, tomando como referência o texto de Freud Sobre a Psicopatologia do Cotidiano. Desta forma, analisamos os supostos "erros" que ocorrem na escrita desta criança a partir de uma perspectiva psicanalítica, entendendo que o ato falho fala sobre uma verdade do sujeito. Tais reflexões possibilitaram uma nova forma de compreender "os erros" na fala e na escrita, além de nos impulsionar para uma mudança em nossa prática clínica.
Referência(s)