Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Para além do princípio da ortografia: uma perspectiva psicanalítica sobre as trocas na escrita

2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 8; Linguagem: Português

10.20396/etd.v8i0.713

ISSN

1676-2592

Autores

Francisca Paula Toledo Monteiro, Lílian Cristine Ribeiro Nascimento,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

No presente artigo abordamos as manifestações do ato falho na leitura e na escrita de uma criança com dificuldade de aprendizagem escolar, observada durante o processo clínico, tomando como referência o texto de Freud Sobre a Psicopatologia do Cotidiano. Desta forma, analisamos os supostos "erros" que ocorrem na escrita desta criança a partir de uma perspectiva psicanalítica, entendendo que o ato falho fala sobre uma verdade do sujeito. Tais reflexões possibilitaram uma nova forma de compreender "os erros" na fala e na escrita, além de nos impulsionar para uma mudança em nossa prática clínica.

Referência(s)