A experiência de Ócio e sua dimensão criativa: um estudo de caso sobre a performance de Water Music (2004) de Tan Dun (1957)
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/mh.v16i1.43055
ISSN2317-6776
AutoresTatiana Lopes de Vargas, Luís Bittencourt, José Clerton de Oliveira Martins,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoEste artigo tem como objetivo analisar a relação entre o conceito de experiência ócio e o investimento criativo na performance da obra Water Music de Tan Dun. Trata-se de uma investigação qualitativa, do tipo exploratória, feita a partir de um estudo de caso sobre a performance do percussionista Luís Bittencourt nesta obra. Seu processo de estudo foi observado, descrito e analisado, através do conceito de experiência de ócio autotélico, e sua dimensão criativa, e o conceito de experiência estética. Conclusões sugerem relações entre seis categorias da experiência de ócio e características da obra musical e exemplos do investimento criativo do músico. Palavras-chave: Experiência de ócio; Dimensão criativa; Performance musical; Water Music; Tan Dun.
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