
(Ence)nação teatral: A representação do feminino em The Countess Cathleen, de William Yeats
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
10.13102/cl.v18i1.1618
ISSN2594-9675
AutoresRaimundo Expedito dos Santos Sousa, Adelaine LaGuardia,
Tópico(s)Theatre and Performance Studies
ResumoEste artigo examina as figurações do feminino em The Countess Cathleen, primeira peça que o escritor William Yeats escreveu para o Irish Literary Theatre, veio teatral do nacionalismo cultural irlandês. A peça foi produzida em um projeto de nação que, a fim de provar a virilidade dos homens nativos, subestimada pelo imperialismo britânico, instaurou um código de hipermasculinidade que demandava, em complemento, um código de hiperfeminilidade análogo. Atento às especificidades desse contexto de produção, o trabalho focaliza a construção da protagonista, a Condessa Cathleen, com ênfase na dicotomia entre erotismo e sacrifício. A análise permite considerar que Yeats se valeu de elementos da hagiografia como forma de heroificar a personagem como emblema da resignação feminina e, sobretudo, como modo de salientar a incompatibilidade entre o ethos sacrificial e o amor romântico.
Referência(s)