Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A divergência na academia: estratégias discursivas de proteção e de preservação das imagens sociais (face-work)

2012; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.26512/rhla.v10i2.1073

ISSN

2237-0951

Autores

Verbena Lúcia Medeiros Costa,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Nosso objetivo, neste estudo, é investigar as estratégias linguísticas que os docentes usam na Universidade para mitigarem suas divergências, atingirem seus interesses acadêmico-científicos e preservarem suas imagens sociais. A divergência é um ato de fala ameaçador da imagem social positiva do indivíduo. Ela envolve a desaprovação e contraria nosso desejo de sermos socialmente apreciados e aprovados e, na Academia, ela parece ser mais complexa. Daí, porque necessita ser estudada. Baseamos nosso estudo na Teoria de Polidez Linguística de Brown e Levinson (1978, 1987); na concepção de face de Goffman (1967) e em alguns pressupostos da Análise da Conversação. O resultado mostra que os docentes se preocupam com a preservação recíproca das imagens sociais e, também, com as relações sociais e, para preservá-las, usam diferentes estratégias mitigadoras, contudo não hesitam em provar que suas ideias são as mais razoáveis e devem ser adotadas.

Referência(s)