A PRÁTICA DOCENTE NOS FILMES FRANCESES: ENTRE OS MUROS DA ESCOLA E SER E TER
1969; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.35572/rle.v13i1.268
ISSN2358-5870
AutoresCristina Francisca de Carvalho Porto, Douglas Altamiro Consolo,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoO presente artigo tem como objetivo tecer algumas considerações sobre a prática docente em dois filmes franceses que abordam a temática do ambiente escolar: Entre os muros da escola (2008), de Laurent Cantet; e, Ser e Ter (2002), de Nicolas Philibert. Para tal estudo adotamos como base teórica os textos de Paulo Freire (2001) e Philippe Perrenoud (2000), e a partir destes textos fazemos algumas reflexões acerca da prática docente, salientando os pontos positivos e negativos das práticas apresentadas nos filmes citados. Como resultado, esperamos, a partir dos questionamentos elencados nos filmes, salientar a(s) competência(s) necessárias para uma atuação docente eficaz do professor em sala de aula.
Referência(s)