O mito em Os Cavaleiros do Zodíaco

2010; Volume: 6; Issue: 7 Linguagem: Português

10.48075/rlhm.v6i7.4482

ISSN

1983-1498

Autores

Ademar Magi,

Tópico(s)

Shakespeare, Adaptation, and Literary Criticism

Resumo

O Cinema, em sua existencia, tem apresentado diversas formas. Uma delas e o cinema de animacao. Esta vertente, geralmente vista com certo preconceito, e considerada infantil, e, portanto incapaz de tratar de temas serios. Porem um olhar mais atencioso mostrara que ela vai alem deste ponto. Hoje temos grandes obras, como O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, e Romeu e Julieta, de Shakespeare, adaptados para a animacao. Em seus processos de transcodificacao, eles nao apenas recorrem ao mito como tambem vao alem, criam, adaptam e transformam a obra literaria tendo por objetivo reler obras originais. Uma das fontes mais usuais para os criadores no cinema e a mitologia greco-romana, da qual os produtos da animacao se apropriam em diversos niveis. Em Os Cavaleiros do Zodiaco: Prologo do Ceu, constataremos este processo de reconstrucao do mito, ao compararmos as acoes das personagens apresentadas no texto animico com mitos aos quais se referem, e, neste processo, verificamos que existe uma grande diferenca no tratamento dado a cada um, desde as personagens simplesmente alegoricas, como e o caso de Teseu e Odisseu, ate aquelas que mantem certos tracos do mito como, Atena e Apolo, e os que mantem os elementos essenciais do mito como e o caso de Icaro.

Referência(s)