
INFÂNCIAS E CRIANÇAS: CONSUMO E CONSUMISMO SOB O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS DO CEI PATO DONALD (MELEIRO – SC).
2017; Volume: 2; Linguagem: Português
10.18616/rsp.v2i0.3397
ISSN2526-4559
AutoresLiliane Maria Rodrigues Brito, Marli de Oliveira Costa,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo aborda uma pesquisa realizada com seis crianças de cinco anos de idade, de uma escola pública do município de Meleiro/SC, acerca da moda e brinquedos infantis sob o olhar das crianças. Este artigo tem como objetivo compreender nas falas destas crianças a influência da mídia, refletindo também acerca do consumismo infantil. Para a concretização da pesquisa a metodologia utilizada foi o “Espaço de Narrativas”. Para tanto, as crianças foram conduzidas para uma das salas da escola, espaço dedicado para fins pedagógicos. Nesse espaço foram realizadas algumas atividades pedagógicas que levaram as crianças a se expressarem e manifestarem os seus gostos e desejos. As referências que contribuíram para este artigo foram: quanto ao conceito de Infâncias e Crianças, DCN para a Ed. Infantil (2013), Ferreira (1993), Sarmento (2003; 2004), ECA (1990), Kuhlmann (1998); Quanto ao conceito moderno de infância Ariès (1978), Esperança (2013); Momento em que as crianças se tornam alvo do marketing, Sarmento (2004), Esperança (2013), Postman (1999); Quanto às reflexões sobre o consumo, consumismo e mídia, Esperança (2013), Sarmento (2000), Documentário “Criança, a alma do Negócio” (2007); Reflexão sobre a escuta gestos, expressões corporais e faciais das crianças, Rocha (2008), Leite (2008), Queiroz (2000), Francischini e Campos (2008). A pesquisa evidenciou que as escolhas das vestes e dos brinquedos que as crianças envolvidas na pesquisa apresentavam a influência da mídia.PALAVRAS CHAVE: Infâncias. Crianças. Consumo. Marketing. Moda Infantil.
Referência(s)