
A pesquisa e o pesquisador
2016; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.35172/rvz.2006.v13.247
ISSN2178-3764
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoFruto da pesquisa, editamos novo número da Revista “Veterinária e Zootecnia”. Serpesquisador significa necessariamente, ser inovador e ter conhecimento. O conhecimento seadquire e se inova por meio da pesquisa. Tanto os professores universitários como ospesquisadores, vinculados às instituições de pesquisa são portadores do capital intelectual eresponsáveis pela reprodução do conhecimento, cujo caminho é o da pesquisa.É necessário, portanto, possuir uma competência inovadora e buscar o fundamentoprincipal da pesquisa, que é a produção do conhecimento novo e relevante. O êxito dapesquisa depende de fatores como: criatividade, disciplina, organização e modéstia. Apesquisa baseia-se no confronto entre o possível e o impossível, entre o conhecimento e aignorância, entendendo-se esta última como um não saber. Há muitas coisas que não sabemos,pois é impossível ser detentor de todo o conhecimento, e é necessário reconhecer o quanto sesabe.Desta forma, se não sabemos se algo é ou não é importante, temos que procurar e épreciso saber pesquisar, e ir em busca do conhecimento, fato fundamental, nos dias atuais.Tem que haver o conceito que nenhuma pesquisa é totalmente controlável, com início, meio efim previsíveis. Pode-se considerar a pesquisa como uma viagem de aventuras, pois podemossaber de onde partimos, quando e como, mas onde e quando chegaremos, é mais difícil de seprever.No processo de investigação científica, muitas vezes pensa-se no caminho oumetodologia ideal, mas de repente há um obstáculo que pode ser intransponível e hánecessidade de replanejar, redirecionar e substituir métodos. Os resultados podem sersatisfatórios e coerentes, ou descobrimos que não tem valor algum, ou pouco valor diante aoque estamos propondo. Esses fatos fazem parte do processo da pesquisa, e é necessário saberquando se deve recuar, quando dar a volta, mas para tanto é preciso conhecer metodologia esaber pesquisar.E o pesquisador onde fica? Ele é o intérprete da realidade pesquisada e novamente eletem que possuir o domínio metodológico e do conhecimento sobre o assunto pesquisado, parapoder interpretar os resultados obtidos. Esse processo se inicia na iniciação científica, já noprimeiro ano da graduação e será constante independente da titulação. Há um crescimento nosaber ou volume de conhecimentos, entretanto, o olhar científico é adquirido no aprendizado,que consideramos evoluir com a nossa existência e lucidez.Em ciência não há uma verdade absoluta, definitiva. Todas as verdades científicas sãorelativas, provisórias e permitem o questionamento. Esse paradigma leva a definição quepesquisar é interrogar a realidade. É com essa filosofia que a Revista “Veterinária eZootecnia” caminha e traz nesse número vários artigos referentes a diferentes áreas daMedicina Veterinária e Zootecnia, de forma a contribuir para maior visibilidade da pesquisa eciência brasileira.O êxito da Revista está nas mãos da comunidade científica a quem agradecemos, pelointeresse neste veículo de publicação, bem como do corpo editorial e de seus assessores quecriteriosamente auxiliam para melhorar a qualidade dos textos, quando pertinente.Agradecemos também todos da assessoria técnica nas avaliações do português, inglês eespanhol, na normatização bibliográfica, formatação e editoração.
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