
PEDAGOGIA CRÍTICO-PERFORMATIVA: TENSIONAMENTOS ENTRE O PRÓPRIO E O COMUM NO ESPAÇO-TEMPO ESCOLAR
2017; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 37; Issue: 101 Linguagem: Português
10.1590/cc0101-32622017168666
ISSN1678-7110
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoRESUMO: O presente texto consiste em uma breve reflexão sobre processos de interação entre educadores e educandos no contexto de uma prática pedagógica crítico-performativa. A investigação pretende analisar os elementos que constituem um dos anelos fundantes da prática educacional: o estabelecimento de uma vida em comum em um mundo pautado pelo próprio. Dito de outro modo, o estudo procura refletir, desde os pressupostos da Pedagogia crítico-performativa, da Estética Relacional e de alguns pensadores contemporâneos - como Jacques Rancière, Tzvetan Todorov e Giorgio Agamben -, sobre o jogo entre o próprio (do singular) e o comum (do semelhante e/ou do plural) em processos formativos mediados por prática pedagógica performativa. O trabalho se apresenta, assim, como sendo de caráter ensaístico, efetuando-se por meio da exploração de materiais eminentemente bibliográficos.
Referência(s)