Artigo Revisado por pares

Confluências entre jornalismo, História e Cinema: narrativas de Ruanda / Confluences in Journalism, History and Film: stories of Rwanda

2010; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 19; Issue: 29 Linguagem: Inglês

ISSN

2448-2692

Autores

Morgani Guzzo, Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira,

Tópico(s)

Middle East and Rwanda Conflicts

Resumo

Confluencias entre Jornalismo, Historia e Cinema: narrativas de Ruanda Retratar historias e um exercicio comum do Jornalismo, da Historia e tambem do Cinema. Entretanto, a maneira como essas historias sao contadas pode diferir de acordo com o metodo utilizado pelos profissionais e com a dose ficcional que se permite imprimir nos relatos. Tanto no Jornalismo quanto na Historia, os profissionais precisam pesquisar e analisar suas fontes de forma a construir um relato verossimil e de credibilidade. Com base em algumas teorias da Historia e do Jornalismo e da analise dos retratos do genocidio em Ruanda no livro-reportagem Gostariamos de informa-lo de que amanha seremos mortos com nossas familias – Historias de Ruanda, e possivel considerar que, alem de denuncia social, o jornalismo tambem pode ser considerado documento historico. Ja no cinema, quando se trata de contar uma historia real, como no caso do genocidio, e necessario atentar para a maneira como isso sera feito, principalmente porque nao ha obrigatoriedade da verossimilhanca e se permite uma boa dose de ficcao e um apelo ao sentimental para conseguir atingir o publico e incitar emocoes. Por meio de teorias do cinema e da analise do filme Hotel Ruanda (2004), busca-se identificar o enfoque dado pelo filme em contraposicao ao livro-reportagem, e identificar o cinema como um meio abrangente de critica social e conscientizacao. Palavras-chave: jornalismo; livro-reportagem; cinema; historia; Ruanda. Confluence between Journalism, History and Film: story of Rwanda To portray histories is a common exercise of Journalism, History and also of Movies. However, the way as those histories are narrated can be different according to the method used by professionals and to the fictional grade that is allowed to print in the reports. In Journalism and in History, professionals need to research and to analyze their sources in order to build a probable and credible report. Based in some theories of History and Journalism and in the analysis of the genocide pictures in Rwanda in the book-report Gostariamos de informa-lo de que amanha seremos mortos com nossasfamilias – Historias de Ruanda, it is possible to consider that, besides social denounce, Journalism also can be considered historical document. In the Movies, when a real history is being told, as in the case of the genocide, it is necessary to pay attention in the way as that will be done, mainly because verisimilitude is not compulsory, and it is permitted a good level of fiction and an appeal to the sentimental aspect to reach the public and to incite emotions. Through theories of Movies and the analysis of the film Hotel Rwanda (2004), it is searched to identify the focus given by the film in opposition to the book-report, and to identify the Movies as an ample vehicle of social criticism and understanding. Keywords: journalism; cinema; history; Rwanda.

Referência(s)