
O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura
1969; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.35572/rlr.v2i1.142
ISSN2317-2347
AutoresRossana Paulino de Luna, Sinara de Oliveira Branco,
Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoO declínio do tradicionalismo no ensino exige do professor novas posturas perante velhos conteúdos. Este artigo discorre sobre uma nova tendência entre desenvolvedores de vlogs, envolvendo a releitura de determinadas obras literárias, além de apresentar uma proposta de aplicação de tais ideias em aulas de literatura. Levando este fato em consideração, o presente trabalho faz uma breve apresentação do gênero vlog e suas principais características enquanto gênero textual aplicado ao ensino (LIMA; LUNA, 2012). Depois da apresentação teórica, será realizada uma análise contrastiva entre a obra "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, e a sua adaptação para o vlog "The Lizzie Bennet Diaries". Com isso, espera-se desenvolver um estudo que descreva como os vlogs podem auxiliar professores de língua e literatura a visualizar a possibilidade da utilização do gênero vlog em suas aulas, não apenas para ir além do tradicionalismo vigente nestas aulas, mas também para promover o desenvolvimento de competências interculturais e uma interação efetiva do educando com as obras trabalhadas em sala de aula, proporcionando a sensibilização literária dos alunos.
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