Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura

1969; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35572/rlr.v2i1.142

ISSN

2317-2347

Autores

Rossana Paulino de Luna, Sinara de Oliveira Branco,

Tópico(s)

Discourse Analysis in Language Studies

Resumo

O declínio do tradicionalismo no ensino exige do professor novas posturas perante velhos conteúdos. Este artigo discorre sobre uma nova tendência entre desenvolvedores de vlogs, envolvendo a releitura de determinadas obras literárias, além de apresentar uma proposta de aplicação de tais ideias em aulas de literatura. Levando este fato em consideração, o presente trabalho faz uma breve apresentação do gênero vlog e suas principais características enquanto gênero textual aplicado ao ensino (LIMA; LUNA, 2012). Depois da apresentação teórica, será realizada uma análise contrastiva entre a obra "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, e a sua adaptação para o vlog "The Lizzie Bennet Diaries". Com isso, espera-se desenvolver um estudo que descreva como os vlogs podem auxiliar professores de língua e literatura a visualizar a possibilidade da utilização do gênero vlog em suas aulas, não apenas para ir além do tradicionalismo vigente nestas aulas, mas também para promover o desenvolvimento de competências interculturais e uma interação efetiva do educando com as obras trabalhadas em sala de aula, proporcionando a sensibilização literária dos alunos.

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