CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA DE XADREZ NO DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
2016; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.6020/1679-9844/v12n1a8
ISSN2178-5961
AutoresDalva Maria Seewald de Carvalho, Estanislao Barrientos, Carlos A. T. Carvalho,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo apresenta os resultados sobre a contribuicao da pratica de xadrez no desenvolvimento escolar do estudante com deficiencia intelectual, segundo a manifestacao dos docentes e pais, da Escola Estadual de Educacao Especial Abnael Machado de Lima localizada em Porto Velho, Rondonia, Brasil. Esta pesquisa tem como base teorica os autores: FILGUTH(2006); OLIAS(2003); Desarrollar la inteligencia a traves del Ajedrez; os quais tratam da importância do xadrez de uma forma em geral, e COLL(1995), discorre sobre o desenvolvimento da pessoa com deficiencia intelectual. No desenvolvimento metodologico, utiliza-se uma abordagem quantitativa com enfoque descritivo, no qual aplicou-se um questionario para um universo de seis docentes que atuam diretamente em sala de aula com esses estudantes e, aplicado tambem para dez pais dos estudantes. Os resultados revelam que a pratica do xadrez contribuiu de forma significativa no desenvolvimento do estudante com deficiencia intelectual, pois tornou-se um importante instrumento pedagogico e motivacional para outras disciplinas, auxiliou no processo de aquisicao do codigo linguistico, de conceitos matematicos, artisticos, geograficos, historicos, aprender a pensar antes de agir, bem como forma estimuladora do raciocinio logico. Portanto, em sinergia com a literatura e analise do instrumento utilizado na pesquisa, permitiu evidenciar que, a pratica do jogo de xadrez da Escola Estadual de Educacao Especial Abnael Machado de Lima, contribuiu significativamente no desenvolvimento escolar do estudante com deficiencia intelectual.
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